xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Revista Capicua homenageia Manuel Teixeira Gomes

Data de publicação: 
01.02.2011

«Sem ter sido um menino prodígio, fui no entanto excepcionalmente precoce na visão do amor e da política. Aos oito anos a “voltigeuse” – ou volteadora – de uma companhia de cavalinhos, que passou pela minha terra, inspirou-me tal paixão, que adoeci quando ela desapareceu.»

 […] «Aos quinze anos fazia propaganda republicana e tentava converter ao meu credo o Eduardo Abreu, condiscípulo e companheiro de casa que só trinta e cinco anos depois nele veio a comungar. Está-se a ver que o meu vigor persuasivo era frouxo, ou insuficiente, a não ser que possuísse a virtude de actuar a longo prazo, mas eu empregava-o como podia.»

Estes excertos fazem parte das Notas Autobiográficas de Manuel Teixeira Gomes e são agora recordados num texto publicado na segunda edição da revista literária Capicua – bilingue, em português e em catalão – como forma de assinalar o Centenário da República.
«Com o fim de contribuir para as comemorações do Centenário da República Portuguesa, o conselho editorial da Capicua quer prestar uma homenagem ao escritor Manuel Teixeira Gomes que também foi, por um curto período de tempo, – de 1923 a 1925 –, presidente da República. Com uma selecção das suas notas biográficas queremos resgatar uma maneira de agir e de entender a vida e a escrita de uma visão pessoal muito ilustrativa do que foi a época em que viveu.»

A revista Capicua, semestral e editada pela Associação Cultural CatalunyApresenta, pretende ser «uma ponte entre as letras catalãs e portuguesas». Com esse objectivo, divulga textos de autores portugueses e catalães, seleccionados pelo conselho redactorial, que é constituído maioritariamente por tradutores.

Nesta segunda edição – a primeira foi lançada em meados de 2010 – os autores em destaque são Isabel da Nóbrega e Manuel de Pedrolo, escritores que no seu percurso tiveram também actividade como tradutores.

O número 2 da Capicua Inclui ainda textos dos escritores A. M. Pires Cabral, Mário de Carvalho, Fernando Pessoa, Núria Cadenes, Baltasar Porcel e poesias de Carles Duarte, Damià Huguet, Laia Noguera, Màrius Torres, Gastão Cruz, Maria do Rosário Pedreira e Pedro Tamen. Na área do ensaio incluem-se os textos de Manuel Teixeira Gomes e Joan Francesc Mira.

A revista Capicua (ao preço de 10 euros) pode ser comprada através da Internet sem custos de envio e a encomenda pode ser feita em http://www.catalunyapresenta.org/.