xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Público da Monstra também participou na animação da abertura

Data de publicação: 
23.03.2011

O público que na noite de 21 de Março encheu o cinema S. Jorge para a abertura da Monstra transformou-se também em produtor de cinema de animação e ajudou a realizar uma curta, à base de desenhos de luz em 3D, cujo resultado foi de imediato exibido na sala.

A técnica de animação com desenhos de luz foi apresentada pela dupla japonesa Tochka, que já antes promovera, em conjunto com a Monstra, workshops realizados à noite, nas ruas de Lisboa, em locais como o largo Camões e o Jardim da Estrela.

Para a produção desta curta, no S. Jorge, contribuíram não só as centenas de mãos e de telemóveis da assistência, que entraram em acção, seguindo as instruções do grupo japonês Tochka, como as 150 lanternas previamente fornecidas ao público para que pudesse participar neste filme.

Apresentados pelo cómico Luis Franco Basto, estiveram depois em palco para falar da programação do Festival de Animação de Lisboa, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, bem como uma representante da embaixada da Holanda, que nesta edição da Monstra é o país convidado e ainda Fernando Galrito, director artístico da Monstra.

Um excerto das produções realizadas pela Monstra, em workshops realizados com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República em diversos pontos do país, foi também apresentado na noite de abertura, como aperitivo das produções a exibir no encerramento do Festival.

A  noite fechou com chave de ouro, com a apresentação de uma retrospectiva dea Michael Dudok de Witt, produtor de cinema de animação holandês, em que se puderam apreciar quatro dos seus filmes: “Tom Sweep” (1992) “The Monk and the Fish” (1994) “Father and Doughter” (2000) e “The Aroma of Tea”.

A Monstra prolonga-se até dia 27 com a exibição de mais de 600 filmes, em vários espaços da cidade que, além do cinema S. Jorge incluem o Cinema City Alvalade, Museu de Etnologia, FNAC Chiado, FNAC Almada e Fundação Calouste Gulbenkian.

O programa, que inclui também workshops e masterclasses, está online em http://www.monstrafestival.com/2011/.