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Mapa das escolas revela participação de alunos no Centenário da República

Data de publicação: 
23.12.2010

Plantaram oliveiras e muitas outras árvores, pintaram bustos da República e retratos de Presidentes nas aulas de Educação Visual, leram e escreveram biografias de figuras republicanas, visitaram exposições e participaram em diversos concursos sobre a República, como forma de comemorar o centenário nas suas escolas.

Houve até os que dedicaram uma exposição a uma figura feminina que se notabilizou no tempo da I República, como fizeram os alunos e professores do agrupamento escolar da Benedita, que organizaram uma conferência e uma mostra sobre Maria Veleda e convidaram a bisneta da feminista para com eles comemorar o Centenário da República.

Já em vários agrupamentos de escolas de Castelo Branco, onde dia 20 de Maio de 2010 se promoveu “A República de Leitores”, os alunos das escolas públicas do distrito suspenderam as suas actividades habituais para dedicar 20 minutos à leitura de textos sobre a República, iniciativa a que se associaram as bibliotecas escolares não só de Castelo Branco como dos concelhos de Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Idanha-a-Nova, Penamacor e Oleiros.

Estas e diversas outras iniciativas constam do Mapa das Escolas incluído no portal das Comemorações do Centenário, através do qual é possível conhecer a participação de muitos estabelecimentos de ensino do país nas comemorações dos 100 anos da República.

Neste mapa  -  acessível aqui -  constam já mais de 1400 formas de participação de outras tantas escolas do país.
Até ao final das Comemorações, em Agosto de 2011, outras iniciativas se deverão juntar neste mapa, uma vez que há escolas a desenvolver projectos comemorativos que só terminam no próximo ano.

Distrito a distrito, com Regiões Autónomas incluídas, é possível conhecer não só o número de projectos que têm sido desenvolvidos – que entre os já registados no portal actualmente ultrapassam os 1480 - como os seus conteúdos, que têm explorado e dado a conhecer um período da história contemporânea do país.