xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Exposição VER A REPÚBLICA

Data de publicação: 
23.10.2010

“Ver a República” é uma exposição sobre o papel da imagem na construção do ideário republicano e na luta política nos anos que antecederam e se seguiram à implantação da República. Do retrato à fotografia dos acontecimentos ou do quotidiano da época, passando pela caricatura mordaz, muito do imaginário desse período foi construído através da imagem.

A exposição é constituída por três núcleos temáticos, os quais mantêm entre si relações de complementaridade: Galeria Universidade (Museu da Ciência da Universidade de Coimbra), Galeria Republicana (Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra) e Galeria Ripublicana (Museu Nacional de Machado de Castro).

Período de exibição: 22 de Outubro 2010 a 27 de Fevereiro 2011
Entrada livre
Contacto
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Laboratório Chimico
Largo Marquês de Pombal
3000-272 Coimbra
Telefone: +351 239 85 43 50 / Fax: +351 239 85 43 59

GALERIA UNIVERSIDADE
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

 

Destaca-se o importante papel de três cientistas da Universidade de Coimbra neste processo. Bernardino Machado, introdutor da investigação e ensino da Antropologia em Portugal, Egas Moniz, único Nobel da ciência portuguesa e Aurélio Quintanilha influente botânico e dotado microscopista, cujo percurso de vida ilustra quão má foi a ditadura para a ciência em Portugal.
expoverrep_galuniv

GALERIA REPUBLICANA
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
O retrato fotográfico teve ampla circulação entre os membros da Universidade de Coimbra, que o praticaram de forma continuada ao longo de décadas, ao trocarem entre si os cartes de visite que procuravam eternizar a memória dos cursos. O retrato dos activistas republicanos foi utilizado em várias publicações como forma de propaganda política, dando imagem às adesões ao Partido Republicano. Os retratos expostos permitem visualizar os protagonistas da actividade política, no seu contexto temporal, lançando um novo olhar sobre a história da luta republicana.

Horário: Terça a Sexta-feira: 10h00-12h30 e 14h00-18h00
Sábados, Domingos e Feriados: 10h00 às 16h00
Local: Sala de S. Pedro
Dias de encerramento: 25 Dezembro e 1 Janeiro

verrepublica_galrepub

GALERIA RIPUBLICANA
Museu Nacional de Machado de Castro
A caricatura acompanha e regista de forma irónica os acontecimentos da actividade política ao longo de todo o período que antecede a proclamação da República, transformando-se num instrumento de luta e confronto entre os vários grupos activos. Este registo é de tal forma intenso e continuado, envolvendo o trabalho de grande qualidade de importantes figuras da caricatura, que torna possível contar a história da República através desta. 

Horário: Terça a Domingo: 10h00-12h30 e 14h00-18h00
Local: Sala de exposições temporárias
Dias de encerramento: 25 Dezembro e 1 Janeiro

expoverrepub_galrip

Participe nos Repórteres da República
Visite a exposição e publique as suas fotos em:

reporteres republica