xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Exposição: 100 Anos - Guarda Nacional Republicana

Data de publicação: 
25.02.2011

Exposição
“100 Anos - Guarda Nacional Republicana”
Organização:
Guarda Nacional Republicana
Coordenação: Divisão de História e Cultura da Guarda
Exposição realizada com o apoio institucional da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República

Local: Quartel do Carmo, Lisboa
Inauguração:
3 de Maio às 15h00
Período de exibição:
3 a 22 de Maio de 2011
Horário: 2ªf a Dom das 10h às 18h
Entrada livre
Marcação de visitas guiadas para grupos:
exposicao@gnr.pt

Contactos
Largo do Carmo
1200-092 LISBOA   
www.gnr.pt
Telefone: 213 939 770

Sinopse
Ao longo de um percurso que conta a história da Guarda e do país ao longo dos últimos 100 anos, os visitantes são convidados a realizar uma viagem que pretende dar a conhecer o Carmo, a sua história e o seu património desde o período da crise de 1383-1385 que esteve na origem da fundação do edifício, para além de muitos dos principais acontecimentos nacionais, com destaque para o terramoto de 1755 e para o Marquês de Pombal que criou as bases das modernas Forças de Segurança, bem como das revoluções de 5 de Outubro de 1910 e de 25 de Abril de 1974.
Apoiada em conteúdos multimédia esta exposição constitui uma oportunidade para circular nos espaços conventuais criados por D. Nuno Álvares Pereira, herói nacional e santo, nos finais do século XIV e descer à cisterna subterrânea do antigo Convento do Carmo; para apreciar os principais símbolos nacionais, para visitar os espaços onde se negociou a rendição e a transmissão do poder em Abril de 1974 e subir à varanda sobre o Rossio, onde se pode ver uma das melhores panorâmicas sobre o centro da cidade de Lisboa.
Nesta exposição, os visitantes têm ainda a possibilidade de participar nas diversas actividades de carácter lúdico programadas, como por exemplo interacção com mascotes, cães e cavalos, passeios em charrete e volteios a cavalo.

Piso -1
Das Origens à GNR

Claustro, sala do capítulo, capela de N.ª Sr.ª do Carmo e a cisterna subterrânea do antigo convento do Carmo. Aí evocamos o património histórico do edifício, fundado pelo Condestável Nun’Alvares, comandante da primeira instituição vocacionada exclusivamente para a segurança em Portugal, bem como a sua afectação à primeira Força de Segurança nacional, a partir do início do século XIX, transitando para as restantes Guardas Militares de Polícia, e nos últimos 100 anos como Comando-Geral da GNR.
 
Piso 0
100 Anos de Guarda

Espaço expositivo que conta a história da Instituição, desde a primeira revolta republicana, à criação da Guarda Republicana e da GNR, sem esquecer os quotidianos dos guardas ao longo dos últimos 100 anos.
 
Piso 1 e 2
Espaços do 25 de Abril, salão nobre e varanda

Acesso ao salão nobre, sala dos cravos e espaços emblemáticos do processo negocial e queda do regime em 25 de Abril de 1974.
Aceda ainda à varanda e desfrute de uma das melhores vistas sobre a baixa lisboeta.

Programa do Centenário
3 de Maio de 2011, a partir das 15h00
Inauguração da exposição
Lançamento do selo e da fracção da lotaria do Centenário
Descerramento de uma placa no exterior do Quartel do Carmo
Momento musical pela Banda Sinfónica da GNR.
Local: Quartel do Carmo

7 de Maio de 2011
Cerimónia militar na praça do Império que encerrará com o desfile histórico
Local: Praça do Império, em frente ao mosteiro dos Jerónimos

16 de Maio de 2011
Lançamento do livro “A GNR no Iraque – 2003/2005”
Local: Unidade de Intervenção da GNR, Santa Bárbara, Lisboa

30 de Junho (data a confirmar)
Lançamento da medalha e do livro do Centenário
Seminário alusivo à efeméride
Local: Escola da Guarda, Queluz

Junho (dia a agendar)
Concerto Juventude
Local: Campo Pequeno, Lisboa

(data a confirmar)
Concerto de gala no Teatro S. Carlos

Mecenas:
BPI, Mota-Engil, Ascendi Group, MRG - Engenharia e Construção.

Outros apoios:
REN – Redes Energéticas Nacionais, Alves Ribeiro S.A., BES – Banco Espírito Santo, Brisa, Centralcer-Sagres, Contubos - Construções Tubulares, CGD - Caixa Geral de Depósitos, CP – Caminhos de Ferro Portugueses, Delta Cafés, El Corte Inglês, EquiDog, FIL, GlobalData, Grupo Vendap, Interfer, Lusitania Seguros – Grupo Montepio, Media Markt, Millenium-BCP, Orbita - Bicicletas Portuguesas, PT Prime, REFER, Sonae Industria, Tintas Marilina, Torfal, Visabeira, Zon Lusomundo.

Agradecimentos:
Arquivo Histórico Parlamentar da Assembleia da República, Arquivo Municipal de Lisboa, Associação 25 de Abril, Biblioteca Nacional de Portugal, Centro Museológico Documentação e Imagem das Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, Fundação Mário Soares, Mota Assis S.A., Museu da Cidade da Câmara Municipal de Lisboa, Museu da Presidência da República, Museu Militar de Lisboa, RTP – Rádio e Televisão de Portugal, Portucel, Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Visabeira, Alfredo Caldeira, Carlos Barroqueiro, Carvalho Martins, Célio Dias, Jorge Cid, José Teixeira, Katarzyna Milewska, Maria Cristina Moura, Madureira Andrade, Natércia Salgueiro Maia, Orlando Cerqueira, Ribeiro dos Santos, Sanches de Almeida e Varela Gomes e a todos os militares e civis da Guarda que tornaram possível este evento.