xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Dó-ré-mi e Vivaldi no Palácio Valadares com a orquestra Nuno Gonçalves

Data de publicação: 
29.04.2011

A música de Vivaldi e de outros compositores soou quinta-feira, dia 28 de Abril, no Palácio Valadares, em Lisboa, onde a jovem Orquestra Nuno Gonçalves actuou num concerto que foi muito aplaudido pelo público.

Integrado nas actividades que se realizam às quintas no Palácio Valadares, no âmbito da exposição “Educar. Educação para todos. Ensino na I República” e com entrada livre, este concerto foi também uma oportunidade para os cerca de 45 elementos que participam no projecto Músicas & Musicais da Orquestra Nuno Gonçalves revelarem os seus dotes em diversos estilos musicais.

Foi com a interpretação do conhecido tema Dó-Ré-Mi , do filme Música no Coração, que a orquestra e o coro que com ela actua, Vox Coral, encerraram o espectáculo, dirigido pelo professor e compositor Ricardo Fernandes.

Logo na abertura, A Portuguesa, de Alfredo Keil, ecoou no Palácio, onde depois se ouviram as flautas e os violinos em temas como o “Concerto para Flauta Contralto e Cravo” de Vivaldi ou na “Serenata para dois violinos”.

No final, Maria Cândida Proença, comissária da exposição Educar, agradeceu a participação dos alunos e dos professores do Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves nesta iniciativa, realçando o esforço e o empenhamento que demonstram, para conseguirem concretizar actuações como a se ouviu no Palácio Valadares.

“Em tempos difíceis como os actuais, é bom saber que nas escolas há quem se esforce e esteja empenhado em projectos musicais como este, que são capazes de trazer alegria às pessoas”, afirmou Maria Cândida Proença.

A orquestra Nuno Gonçalves tem apenas três anos de existência. Nasceu em 2008, com o apoio das fundações Calouste Gulbenkian e Oriente, sendo actualmente patrocinada pela Junta de Freguesia da Penha de França. Integra 45 elementos, apoiados por uma equipa de seis professores nos diferente naipes e conta com a colaboração do Coro de escola Vox Coral.

O próximo concerto será dia 19 de Maio, também às 17h00, com a Orquestra Geração, da escola de Vialonga.
Dia 2 de Junho será a vez de no Palácio Valadares actuar a Academia dos Amadores de Música e dia 16 de Junho, também às 17h00, haverá teatro, com a peça 1910 interpretada pelo grupo de alunos da Escola Secundária Patrício Prazeres.