xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

As comemorações da República na Web

Data de publicação: 
24.01.2011

As comemorações do centenário da República deram origem a dezenas de sítios na web, muitos deles criados pelos municípios e pelas bibliotecas das escolas, que mantêm vivas as comemorações e delas dão notícia.

De norte a sul do país, de Espinho a Lagos, em sítios ou em blogs, no mundo virtual é possível encontrar muita informação e não só sobre os protagonistas mais conhecidos do republicanismo, como sobre figuras locais que se destacaram na I República.

Um desses sítios a justificar visita foi criado pelo Arquivo Distrital da Guarda e está acessível em http://www.arquivo.guarda.pt/. Documentos, imagens e jornais do tempo da I República podem ser consultados online neste sítio que dá destaque às fontes de informação e reserva também uma área para as publicações que vão saindo.

Outro sítio muito rico em informação é o Lagos da República, acessível em http://lagosdarepublica.wikidot.com/, que conta com diversos artigos científicos,  uma área exclusivamente dedicada à história local, onde se divulgam monografias e se podem consultar documentos dos arquivos locais, além de uma cronologia  que se inicia em 1878 e termina em 1932, com a nomeação de Salazar como presdiente do conselho de ministros.

Já no Alentejo, o agrupamento de escolas nº2 de Évora criou um blog onde apresenta muita bibliografia sobre protagonistas e a história da República. Acessível em http://viva-a-republica.blogspot.com/2010/02/figuras-da-republica-em-exposicao-na.html, este blog publicou os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, dando também notícia dos livros publicados recentemente.

Fafe criou também um blog, acessível em http://fafe19102010.blogspot.com/ no qual divulgou diversas iniciativas relacionadas com as comemorações e onde publicou igualmente as 10 edições do jornal “Fafe em 1910” que foram produzidas pela autarquia e que podem ser descarregadas.

Outro blog foi criado em Miranda do Corvo para noticiar as comemorações levadas a cabo quer a nível nacional, quer a nível local. Acessível em http://republicamiranda.blogspot.com/, este blog, criado pela autarquia e pela Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da República em Miranda do Corvo, conta com o contributo de historiadores como Amadeu Carvalho Homem e com a colaboração dos agrupamento de escolas de Miranda do Corvo e Ferre Correia e da Universidade Sénior ADFP.

Estes são apenas alguns exemplos do que foi produzido a nível regional e se pode encontrar na Web a propósito das comemorações do Centenário da República.