xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

“Pensar a República 1910-2010”

Data de publicação: 
23.05.2011

Dias 25 e 26 de Maio de 2011
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, Auditório 1 – Torre B, Piso 1,
Av. de Berna, Lisboa

Inserido nas Comemorações do Centenário da República, no eixo “República e Academia” e organizado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, realiza-se dias 25 e 26 de Maio o colóquio “Pensar a República – 1910-2010”.

No programa deste colóquio, que conta com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, inclui-se a apresentação de quase duas dezenas de conferências quer por investigadores da FCSH, como José Medeiros Ferreira, quer por investigadores convidados, como Celso Castro, da Fundação Getúlio Vargas, Hipólito Torre Gómez, da UNED ou ainda Ana Homem de Melo, da CML.  

“A República no Mundo” é uma das conferências a apresentar, no dia 25, tema que terá como moderadora Maria Fernanda Rollo, da FCSH. No primeiro9 dia do colóquio será também abordado o tema “Sociedade Civil e Democracia”, moderado por Manuel Villaverde Cabral, do ICS-UL e ainda “As Artes na República”, conferência a apresentar por Raquel Henriques da Silva.

No segundo dia do colóquio, a 26 de Maio, as conferências versam temas como “Acção e participação cultural antes e depois da República – da imprensa aos manifestos literários” e “Território e Poder”.

Uma mesa redonda relativa à “Apresentação do Guia Bibliográfico da I República – Análise e crítica da produção científica dos trabalhos da FCSH sobre a História da I República e o republicanismo” fazem também parte do programa deste colóquio, em que participam Miriam Halpern Pereira, Hipólito la Torre Gomez, António Reis, António Ventura, Fernando Rosas e Rui Vieira Nery. O colóquio encerra dia 26 de Maio com uma conferência de Fernando Catroga, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

O programa completo do colóquio pode ser consultado em http://www.centenariorepublica.pt/conteudo/coloquio-pensar-republica-19102010.