Hélder Armando dos Santos Ribeiro

Hélder Armando dos Santos Ribeiro nasceu em Lisboa a 19 de Junho de 1883. Tirou o curso de Infantaria na Escola do Exército, onde mais tarde acabou o curso do Estado Maior.

Filiado no Partido Republicano Português (PRP), desde cedo se distinguiu em actividades de propaganda republicana tendo participado activamente nas organizações revolucionárias. Em 1899, foi um dos sócios fundadores da Liga Académica Republicana.

Ainda jovem tenente, colaborou com o Almirante Cândido dos Reis, com João Chagas e com o capitão Sá Cardoso na Revolução do 5 de Outubro, distinguindo-se no comando das movimentações militares que levaram à vitória republicana e à proclamação da República.

Em 1911 foi eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte pelo círculo eleitoral da Covilhã. Cinco anos depois partiu para Moçambique e aí permaneceu até 1919, como governador do distrito de Tete. Quando voltou a Portugal, tomou posse como Ministro da Guerra e no ano seguinte foi Ministro dos Negócios Estrangeiros. Mais tarde, em 1924, teve a seu cargo o Ministério da Instrução Pública e do Comércio.

Hélder Ribeiro defendeu a participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial e ofereceu-se como voluntário para prestar serviço em França.

A partir de 1926, tomou parte activa em campanhas de oposição ao Estado Novo. Morreu no Porto, a 10 de Novembro de 1973.

Autoria: Plano Nacional de Leitura