No ano em que se celebra o Centenário da Implantação da República, propõe-se às escolas dos diferentes níveis educativos que realizem iniciativas e actividades comemorativas da Implantação da República, apelando à divulgação de informação histórica e à reflexão sobre os ideais republicanos, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação.

No quadro dos objectivos enunciados no art. 3º do DL 17, 2008, de 17 de Janeiro, as iniciativas das escolas e bibliotecas escolares deverão suscitar o estabelecimento de parcerias e o envolvimento e o apoio das autarquias, e o estabelecimento de parcerias com bibliotecas públicas, museus e outras organizações da comunidade. Desta forma pretende-se:

- Festejar o Centenário da Implantação da República, associando-o às características próprias do regime republicano e aos valores da cidadania numa sociedade democrática.

- Aprofundar o conhecimento dos acontecimentos relevantes na implantação da República e nas várias etapas do processo histórico que marcaram a evolução da sociedade portuguesa, até à época actual.

- Conhecer e apreciar a determinação e coragem presentes na acção de figuras históricas determinantes na implantação da República e na consolidação do regime republicano e da democracia.

- Conhecer e apreciar obras de escritores, artistas plásticos, músicos e outros criadores que reflectiram ou influenciaram o ambiente cultural da época em que viveram.

Plano Nacional de Leitura