A 1ª República. Ano 1912

Período Acontecimento
6 a 8 de Jul.

2ª Incursão monárquica de Paiva Couceiro tenta tomar Valença, mas sem êxito. Tenta depois entrar em Chaves mas é vencido por um grupo de republicanos que passou à história com a designação Defensores de Chaves.

Jan.

Continuação das perseguições contra o clero.

Continuação da vaga de greves. Greve geral em Lisboa de apoio aos trabalhadores do Alentejo; repressão do governo cerca e encerra a Casa Sindical; são presos mais de 620 sindicalistas, muitos deles enviados para bordo de navios; declaração do estado de sítio no distrito de Lisboa e suspensão de todas as garantias constitucionais.

21 de Fev.

Fundação do Partido Evolucionista chefiado por António José de Almeida.

25 de Fev.

Fundação do Partido Unionista (Partido União Republicana) chefiado por Brito Camacho.

5 de Mar.

Projecto de amnistia dos monárquicos presos apresentado pelo Partido Evolucionista de António José de Almeida. A proposta é recusada.

Mai.

Reactivação do Centro Académico de Democracia Cristã chefiado por Gonçalves Cerejeira, Oliveira Salazar e Pacheco de Amorim.
Greve da Carris dura 26 dias.

16 de Jun.

4º Governo (16 Jun. 1912 a 9 Jan.1913) - Chefiado por Duarte Leite. Inclui 3 membros do Partido Democrático, 2 membros do Partido Evolucionista e um independente.

Jul.

Portugal participa pela 1ª vez nos Jogos Olímpicos, que se realizaram em Estocolmo (nas modalidades de corrida e esgrima).

10 de Jul.

Aprovação da construção de caminhos-de-ferro em Angola e em Moçambique.

8 de Ago.

Fundação de Nova Lisboa (actual Huambo) por Norton de Matos, governador de Angola.