Sítio Web República das Crianças

Data de publicação: 
21.02.2011

Como era ser criança há 100 anos?

Como era ser criança há 100 anos? Como eram os brinquedos? Por que livros se estudava? E como se entretinham os mais novos?
Canções e brincadeiras de há 100 anos, com advinhas, histórias e lenga-lengas que há um século faziam parte da vida quotidiana dos mais pequenos podem agora ser encontradas no sítio na Web República das Crianças.

Acessível em http://criancas.centenariorepublica.pt , este sítio pretende dar a conhecer como era ser criança no tempo da I República e mostra não só o ambiente nas escolas e os manuais de há 100 anos, como muitos outros aspectos da vida quotidiana.

Com uma cinemateca, onde se encontram pequenos filmes do início do século XX, quando o cinema dava os primeiros passos, e ainda dotado de uma fonoteca, onde ser podem ouvir e conhecer as pautas das músicas da época, este sítio na Web tem bastante entretenimento e mostra até como construir os brinquedos que então faziam as delícias dos miúdos: o bufa-gatos, as gaitas, o pára-quedas e o carriço.

No Quiosque é possível ler as revistas de há 100 anos, como o ABCzinho, PimPamPum, Gafanhoto e O Pintainho, entre muitas outras e também conhecer a Banda Desenhada nos seus primórdios, em que imperaram as figuras imortais do Quim e Manecas, criadas por Stuart Carvalhais.

A biblioteca digital é uma das secções com mais brincadeiras, já que ali se encontram advinhas, lenga-lengas e histórias como a da Esperteza da Raposa ou a da Guerra do Grilo e do Leão, ambas escritas por António Sérgio em 1924.

As curiosidades relativas à vida de há um século têm igualmente direito a uma secção, o Sabias Que… e além da brincadeira há também uma secção sobre os Direitos das Crianças, onde se pode conhecer a legislação de Protecção à infância aprovada em 1911, pouco tempo depois da implantação da República.

Visite este sítio em  http://criancas.centenariorepublica.pt animado por figuras de banda desenhada actuais, que a pedido da Comissão nacional para as Comemorações do Centenário da República foram desenhadas em 2010 por Richard Câmara com  base nas personagens do Quim e Manecas de Stuart.