RTP: As Memórias da República

Data de publicação: 
21.09.2010

Série «As Memórias da República»
23 de Setembro a 12 de Outubro de 2010

“As Memórias da República” é uma série em pequenos formatos, de 60 episódios, com três a quatro minutos cada, sobre figuras e episódios da I República.

A série estreia-se no dia 23 de Setembro e surgiu por iniciativa da RTP, com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, e em parceria com a Cinemateca Portuguesa, a entidade que cedeu as imagens. A realização e produção da série são assinadas pela produtora Até ao Fim do Mundo.

“Memórias da República” surge na sequência das comemorações do centenário da República portuguesa, que são assinaladas pela RTP durante o mês de Setembro e Outubro. A estação vai também emitir, no início do próximo mês, quatro mini-séries - "República", "O Segredo de Miguel Zuzarte", "A Noite do Fim do Mundo" e "O Segredo da República" -, constituídas, cada uma, por dois episódios de 50 minutos.

“Memórias da República” vai passar várias vezes ao dia, a partir de 23 de Setembro e até dia 12 de Outubro, nos cinco canais da emissora de televisão pública - RTP1, RTP2, RTPN, RTP Internacional e RTP África. A série estará mais tarde disponível no website da RTP e numa versão compactada.

A estação pública não descurou o sector infantil e a RTP2 vai transmitir uma série sobre a implantação da República exclusivamente dedicada ao público mais jovem. Chama-se a “República das Perguntas” e vai integrar o espaço infantil Zig Zag da RTP2, informa Jorge Wemans.