Roteiros Republicanos

Data de publicação: 
29.06.2009

O projecto Roteiros Republicanos pretende identificar, valorizar e divulgar a história e o património, material e imaterial, relativos aos municípios portugueses no tempo da I República.

A criação de Roteiros Republicanos, editados em formato digital e em formato papel, permite colocar à disposição do público, um conjunto de instrumentos acessíveis para o conhecimento da história da I República. A sua elaboração respeitará um modelo do qual constarão os seguintes elementos:

- Cronologia política específica, no âmbito da cronologia geral do republicanismo, entre sensivelmente 1870 e 1933, como sustentáculo de uma narrativa histórica que aborde os primórdios do movimento republicano na respectiva cidade e os eventos destacados da sua participação política, social, económica; toponímia republicana, em articulação com a história social, política e cultural e o desenvolvimento urbano específico da respectiva cidade;

- Património artístico, incluindo a arquitectura, as artes plásticas e o património industrial. Será sempre dado um destaque particular, quando existam, a monumentos aos mortos da Grande Guerra; biografias das principais personalidades republicanas, e desporto. Todos os textos serão ilustrados, preferencialmente, com imagens da época.

Os autores dos Roteiros Republicanos serão convidados pela Comissão Nacional, ouvidas as respectivas câmaras municipais. Procurar-se-á assegurar a elaboração do maior número de roteiros, desejavelmente para as cidades portuguesas de maior dimensão ou com maior envolvimento na causa republicana, com prioridade para as capitais de distrito.