Requalificação da Casa dos Patudos homenageia a República

Data de publicação: 
09.07.2009

É a primeira obra de requalificação de património colocada sob a égide das Comemorações do Centenário da República. O lançamento do trabalho de requalificação da Casa dos Patudos, onde viveu José Relvas, um homem decisivo para a implantação da República, foi efectuado no dia 7 de Julho, pela Câmara Municipal de Alpiarça.

Para João Serra, membro da CNCCR convidado a participar na cerimónia, tratou-se de um gesto “particularmente significativo de homenagem à República, de que agora se comemora o centenário”.

José Relvas foi, há 100 anos, “decisivo para a implantação do novo regime republicano”, quer “pelo que fez, como principal dirigente do Partido Republicano Português eleito no Congresso de 1909, em Setúbal”, quer “pelo prestígio nacional da sua figura de empresário e dirigente associativo de agricultores e viticultores”, adiantou João Serra. Razão pela qual, “as obras de requalificação da Casa dos

Patudos que agora se vão iniciar vêm no momento certo”.
Associando-se a esta homenagem a José Relvas e ao seu importante legado, no lançamento da primeira pedra, estiveram presentes o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Jorge Lacão e a Secretária de Estado da Cultura, Paula Santos.