As Imagens da República

Data de publicação: 
25.10.2010

As Imagens da República
De Outubro a Dezembro - Workshops de fotografia gratuitos em todos os distritos e regiões autónomas do país

É já no próximo fim-de-semana, dias 29 e 30 de Outubro, que se inicia, em Évora, o primeiro workshop de fotografia do projecto “As Imagens da República”, hoje apresentado publicamente e que se desenvolverá em todos os distritos do país e nas regiões autónomas dos Açores e Madeira.

A orientar o workshop de Évora, que se realizará na Fundação Eugénio de Almeida, estará o fotógrafo José Manuel Rodrigues, cuja oficina se intitula “Imagens e Acontecimentos – Implantação da República”, enquanto, em paralelo, Teresa Siza fará uma conferência (dia 29) em que vai falar sobre o tema “Fotografar a República”.

O projecto “As imagens da República” resulta de uma parceria entre o Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, que ontem tornaram públicos os objectivos desta iniciativa. Ela pretende ser “uma aventura única”  dedicada à fotografia, nas comemorações dos 100 anos da República, como salientou a comissária Fernanda Rollo.

As abordagens de cada workshop serão variadas, consoante o orientador. “O projecto é muito flexível” e “não tem propriamente um centro geográfico”, explicou António Martiniano Ventura, professor do Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar.

José Nuno Lamas que, em conjunto com Valter Ventura, irá desenvolver o workshop relativo ao distrito de Faro (dias 19, 20 e 21 de Novembro) escolheu a ideia das barricadas. “A barricada fecha a rua mas abre o caminho” é o título da oficina que ambos vão orientar durante três dias, na Casa das Artes de Tavira, onde decorrerá também uma conferência, a cargo de Nuno Faria.

No total, para este projecto foram convidadas 40 pessoas, especialistas na área da fotografia, autores da área das artes plásticas e também do fotojornalismo.

A participação nos workshops é gratuita, bastando para o efeito que cada um se inscreva, através do portal www.imagensdarepublica.ipt.pt.

No portal, onde se encontram as informações relativas a este projecto, irá poder ver-se no final o resultado de todos os workshps que se irão desenvolver de Outubro a Dezembro de 2010 pelo país.

“O produto final será o um somatório do que ainda vai acontecer. Vamos criar algo de novo” em torna da ideia da República, sublinhou António Martiniano Ventura.