xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Passa a Palavra – 21º Amadora BD 2010

Data de publicação: 
13.10.2010

Passa a Palavra – 21º Amadora BD 2010
22 de Outubro a 7 de Novembro

O centenário da República é o tema da 21ª edição do Amadora BD 2010 – Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora - cujo programa e imagem gráfica foram dia 13 de Outubro apresentados no posto de informação da CNCCR no Terreiro do Paço.

“Passa a palavra” é a expressão que ilustra o cartaz do festival, que foi concebido por Richard Câmara, o artista em destaque nesta edição do Amadora BD, que em 2010 resulta de uma parceria entre o Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Richard Câmara fora já o autor da nova imagem da dupla Quim e Manecas, evocativa dos heróis de BD criados por Stuart Carvalhais, respondendo a um desafio colocado pelo CNBDI e pela CNCCR.

“Há momentos na vida das sociedades em que é importante centrarmo-nos sobre nós próprios e foi de forma deliberada que, nas comemorações do centenário da República, decidimos dedicar esta edição à BD portuguesa”, afirmou Nelson Dona, director do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem.

“A I República foi um período de vanguarda, importantíssimo para a arte portuguesa, que contou com artistas que estiveram à frente do seu tempo, como Stuart Carvalhais ou Almada Negreiros, o que justifica uma reflexão”, salientou Nelson Dona. No festival haverá simultaneamente um “olhar para a contemporaneidade e para o que poderá ser o futuro da BD portuguesa”, tendo sido seleccionados artistas e autores que sobre isso reflectiram, acrescentou.

Entre as iniciativas relacionadas com o centenário inclui-se a edição de um álbum “É de Noite que faço as perguntas”, de David Soares e com ilustrações de André Coelho, Daniel Silvestre Silva, Jorge Coelho, Richard Câmara e João Maio Pinto. O Amadora BD vai mostrar também uma nova versão, da exposição “A I república na Génese da Banda Desenhada e no Olhar do Século XXI”, agora reformulada e com novos conteúdos, a apresentar no núcleo central do festival, no Forum Luis de Camões (Brandoa).

Sendo um Festival Internacional, o Amadora BD contará obviamente com autores de outras nacionalidades, entre os quais se destacam Sean Gordon Murphy (EUA), Korky Paul (Zimbabwe), Schuiten e Peeters, (Bélgica), Aude Samama (França) Alfonso Azpiri (Espanha), Seri Aoi e Toshiki Nonaka (Japão) e aind com os lusófonos  Jô Oliveira (Brasil) João Machado da Graça e Zorito(Moçambique), Olímpio Sousa(Angola).