xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

República das Artes

Data de publicação: 
11.10.2010

República das Artes

A colecção República das Artes, um conjunto de nove livros e cds que apresenta uma panorâmica da vida artística em Portugal em finais do século XIX e inícios do século XX, foi ontem apresentada na galeria do Diário de Notícias, onde foi inaugurada uma nova exposição intitulada “A República revisitada”.

Nas palavras do musicólogo Rui Vieira Nery, que coordena a República das Artes, esta colecção que dia 8 de Outubro começou a ser distribuída com o Diário de Notícias, (ao preço de 7,95 euros por volume) reúne um conjunto de “olhares críticos e livres” sobre a I República, não se limitando às balizas cronológicas do regime republicano (1910-1926) e procurando identificar e caracterizar as dinâmicas de transformação cultural vividas então.

“Não é um olhar apologético sobre a I República”, sublinhou Rui Vieira Nery.

O primeiro volume desta colecção de A República das Artes é dedicado à Literatura e inclui textos de Fernando Pinto do Amaral, que analisa o período criativo que vai desde a Geração de 70 e do Ultimato Inglês até ao Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa.
Rui Vieira Nery assina dois outros textos, um sobre “As músicas da República – A herança musical da Monarquia Constitucional”e outro sobre Alfredo Keil que intitulou”Um republicano involuntário” e no qual fala da apropriação republicana de “A Portuguesa”.
Um cd acompanha cada um dos nove volumes da colecção, sendo o primeiro dedicado à música de Alfredo Keil, sendo duas das peças nele contidas interpretadas pela soprano Ana Ferraz, com Gabriela Canavilhas ao piano.

Os restantes volumes da colecção A República das Artes serão dedicados a outras áreas artísticas como o Teatro, a Pintura, a Escultura, a Arquitectura, a Fotografia, Cinema, Caricatura e Música. Todos serão acompanhados por “uma banda sonora” que ilustrará a respectiva arte e serão distribuídos a cada sexta-feira como Diário de Notícias até dia 3 de Dezembro de 2010.