Jogos do Centenário – Descrição e objectivos

Data de publicação: 
28.07.2009

Jogos do Centenário – Descrição e objectivos

O eixo programático Jogos do Centenário compreende várias manifestações de natureza desportiva, lúdica e cultural. Pretende-se sublinhar o desenvolvimento que o desporto conheceu em Portugal com a emergência e evolução da República, celebrar os seus valores mais nobres e estimular a participação nas Comemorações da população em geral e dos jovens em particular.

O programa desportivo promovido pela CNCCR decorrerá ao longo do ano de 2010 e compreende um evento principal e de maior significado em cada mês, bem como outras manifestações desportivas a organizar a partir dos calendários federativos que se associarão às Comemorações do Centenário.

Estas iniciativas permitirão envolver todos os segmentos da população, desde os jovens à população sénior e aos grupos com necessidades especiais. De especial interesse para as Comemorações é o envolvimento do desporto escolar e das autarquias locais.

Conta-se, igualmente, com o contributo das federações desportivas das diversas modalidades e com a colaboração da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, da Secretaria de Estado do Turismo, do Instituto do Desporto de Portugal, do Comité Olímpico, do INATEL, do Instituto Português da Juventude, entre outros.

Está prevista, também, a articulação destas iniciativas com a divulgação e a demonstração das boas práticas desportivas, associando especificamente o Programa Nacional para a Ética no Desporto às Comemorações do Centenário.

Este eixo programático prevê, ainda, um encontro, com a participação de especialistas, académicos e atletas, dedicado à reflexão sobre o papel e a importância do desporto em diversas dimensões da sociedade contemporânea, designadamente como agente de integração social e instrumento de promoção da paz e do desenvolvimento.

Refira -se, ainda, que o desenvolvimento do eixo programático Jogos do Centenário compreende um plano de investigação, cujos resultados serão divulgados no Portal Centenário da República, e um programa de edições sobre a história do desporto em Portugal, desenvolvida e interpretada tendo em consideração o contexto político, económico, social e cultural em que historicamente se inscreve. Investigação que, naturalmente, compreenderá as várias dimensões da história do desporto.