Jogos do Centenário - Apresentação Pública

Data de publicação: 
29.04.2009

“As comemorações do Centenário vão ter actividades por todo o território nacional e pretendem mobilizar a população em geral, em especial, o público mais jovem”, acentuou o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, referindo-se às metas a atingir com as celebrações.

“Contem connosco e com a nossa colaboração de forma muito envolvente”, assegurou o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias que na cerimónia traduziu esse apoio na assinatura de um protocolo de colaboração entre a SEJD e a CNCCR.

Para a prossecução dos objectivos de tornar inclusivas as Comemorações do Centenário, foi também assegurado o apoio da Secretaria de Estado do Turismo. “Contem com o Turismo para estas iniciativas”, disse o Secretário de Estado Bernardo Trindade.

Mais de uma centena de eventos, de cerca de 20 modalidades, fazem parte dos Jogos do Centenário, que irão desenvolver-se sobretudo ao longo de 2010, e cuja abertura oficial está prevista para Outubro deste ano, em Lisboa.

Além do apoio de entidades governamentais, os Jogos do Centenário vão poder contar com a colaboração de diversas instituições, entre elas o Comité Olímpico de Portugal, presidido por Vicente Moura, que participou na apresentação realizada no Porto, a par de várias federações desportivas envolvidas no programa das comemorações, que assinaram também protocolos de colaboração com a CNCCR.

A decisão de promover a apresentação pública dos Jogos do Centenário no Porto justificou-se, como destacou o presidente da CNCCR, porque foi no Porto onde se registou a primeira grande tentativa de instauração da República, em 31 de Janeiro de 1891.

O facto de ter sido escolhido como cenário o pavilhão Rosa Mota e de a campeã olímpica ter sido convidada de honra na apresentação dos Jogos do Centenário deveu-se ao espírito e aos ideais que a campeã olímpica tão bem reflecte. “Rosa Mota é o paradigma do desportista ideal, daí ela ser hoje a patrona dos Jogos do Centenário”, destacou Santos Silva.