Exposição: Viajar - Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República.

Data de publicação: 
13.05.2010

Exposição
Viajar. Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República.
ENTRADA LIVRE

Comissárias: Maria Alexandre Lousada e Ana Paula Pires
Local: Lisboa, Terreiro do Paço, Torreão Nascente
Período de exibição: 23 de Julho a 30 de Dezembro 2010
Encerra nos dias 24 e 25 de Dezembro
Horário: Todos os dias, das 10h00 às 18h00

Sítio Web da exposição: http://viajar.centenariorepublica.pt/
Para agendamento de visitas guiadas enviar email para: marcarvisitas@centenariorepublica.pt

Exposição da responsabilidade da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Parceria Oficial do Turismo de Portugal.

Resumo: O ano de 1911 representa um momento fundamental na emergência do turismo organizado em Portugal. Nesse ano, em Maio, Lisboa recebeu o IV Congresso Internacional de Turismo e o governo provisório da República criou as primeiras estruturas oficiais – a Repartição de Turismo e o Conselho de Turismo. O projecto turístico dos Estoris é também obra sua, bem como a abertura da primeira representação do turismo nacional no estrangeiro, gerida pelo Estado e pela Companhia Portuguesa dos Caminhos de Ferro.

Se o interesse, privado e público, vinha de anos anteriores – como o atestam entre outras iniciativas a criação da Sociedade de Propaganda de Portugal em 1906 e a publicação do Manual do Viajante de Portugal em 1907 – foi durante a República que se deu formalmente a sua institucionalização.

Viajar por prazer, para conhecer outros lugares e costumes, como distracção ou forma de repouso tinha-se tornado um desejo acessível a mais pessoas.