Exposição: Exposição Viagens e Missões Científicas nos Trópicos - 1883–2010

Data de publicação: 
03.03.2011

Exposição
Viagens e Missões Científicas nos Trópicos - 1883–2010

Local: Belém, Jardim Botânico Tropical
Inauguração: 16 de Novembro de 2010, 17h30
Período de exibição: 17 de Novembro de 2010 a 31 de Dezembro de 2011
Horário: 4ª feira a Domingo: 10h00 às 17h00; 3ª feira das 14h00 às 17h00 (horário de Verão até às 18h00). Última entrada 30m antes do encerramento. Encerra às 2ª feiras, 3ª feiras até às 14h00, Domingo de Páscoa, 1 de Janeiro, 1 de Maio, 25 de Dezembro
Coordenação: Teresa Pacheco Albino
Consultoria Científica: Ana Cristina Martins e Cláudia Castelo

Uma iniciativa do Instituto de Investigação Científica Tropical com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República

Resumo: Todos aqueles que se interessam pelos “tesouros” da Ciência nos Trópicos procuram o património associado ao resultado de viagens e missões científicas, conhecido quando acessível e imaginado quando inacessível. Esta selecção das colecções históricas e científicas à guarda do IICT reflecte não só as agendas científicas marcadas pela Monarquia e pela República para os Trópicos, como ainda a investigação actual, pautada pelo cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em países da CPLP.

Ao desafio das Comemorações do Centenário da República “100 anos de República, 100 anos de Ciência”, o IICT respondeu com uma Exposição intitulada Viagens e Missões Científicas nos Trópicos - 1883-2010. A Exposição tem lugar no Jardim Botânico Tropical (JBT), palco privilegiado da actividade científica e técnica do IICT junto de diferentes públicos, na zona monumental de Belém.

Estrutura-se em duas linhas discursivas: uma sobre viagens, expedições e missões científicas que tiveram lugar nos séculos XIX e XX e respectivos acervos, memórias e estudos; a outra sobre investigação interdisciplinar sobre desenvolvimento global. Em alguns dos painéis as duas linhas discursivas sobrepõem-se, noutros convivem em «paralelo», reflectindo estratégias e programas científicos que se foram sucedendo.

O visitante é convidado a explorar a diversidade das áreas disciplinares contempladas pelas Missões científicas; conhecer as equipas no terreno e os equipamentos científicos utilizados; os materiais recolhidos e as metodologias aplicadas e, por fim, a divulgação do Saber Tropical produzido.

No núcleo “Rostos da Ciência” apresentam-se retratos de investigadores do IICT. Trata-se de um registo documental do ambiente actual de investigação do Instituto da autoria de Catarina Mateus.

Mais informações em: http://www.iict.pt

Participe com os seus textos e imagens nos Repórteres da República em:

reporteres republica