Exposição: PUPILOS DO EXÉRCITO: 100 ANOS DE ENSINO E CIDADANIA

Data de publicação: 
13.03.2011

Exposição
PUPILOS DO EXÉRCITO: 100 ANOS DE ENSINO E CIDADANIA

Concepção: Teresa Santa-Clara, José Manuel Lourenço Dias, Paulo Mendes Pinto, Rui Santos Vargas
Local: Palácio Valadares, Largo do Carmo, Lisboa
Inauguração: 28 de Maio às 17h00
Período de exibição: 28 de Maio a 30 de Junho de 2011
Horário: Todos os dias úteis das 10h00 às 18h00
Entrada livre
Organização: Associação dos Pupilos do Exército com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República
http://www.pupilos.eu
http://www.ape.pt/

Resumo

No aniversário dos cem anos da República em Portugal, importa lembrar e marcar na memória algumas das instituições que nasceram com o movimento revolucionário de 1910. Os Pupilos do Exército, obra do Governo Provisório, são a resposta rápida a um dos desafios mais sérios do novo regime: a educação.
Nesta exposição percorremos a história destes 100 anos de dedicação ao ensino e à cidadania, na mais enraizada postura republicana: a busca do bem público e a a dedicação às causas comuns.
Ao longo de um percurso expositivo cronológico, o visitante é convidado a perceber como evoluiu todo o sistema escolar nesta instituição, bem como as raízes da sua fundação, e os princípios pedagógicos que lhe estão na génese.

Núcleo 1 | Percurso cronológico pela História dos Pupilos do Exército, realizado em torno de 30 "óculos" que nos remetem para os principais marcos e elementos de caracterização da instituição, dos seus valores e dos seus princípios pedagógicos.

Núcleo 2 | grupo multi-media que coloca à disposição do visitante um largo conjunto de imagens de várias épocas da escola, mostrando as vivências escolares e as actividades não curriculares.