21 de Março - Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Data de publicação: 
31.03.2010

A Árvore do Centenário
Comemorações nacionais do Dia Mundial da Árvore e da Floresta

O projecto A Árvore do Centenário conquistou dezenas de escolas e de municípios.
Veja como em http://arvore.centenariorepublica.pt

O projecto da Árvore do Centenário, promovido pela CNCCR, em parceria com o Ministério da Educação – Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, com o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território – Instituto Nacional da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e com o Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Autoridade Florestal Nacional começou a desenvolver-se nas escolas e nos municípios do país no passado dia 21 de Março – Dia Mundial da Árvore e da Floresta, em que se assinalou o arranque - mas irá prolongar-se até 2011.

Em Lisboa, ao longo do dia 21 de Março foram distribuídas para plantação cerca de mil sementes de Quercus Robur ( carvalhos) quer na feira da Praça da Alegria, quer no Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural, locais onde também foram plantadas árvores. Uma tília, na Praça da Alegria, onde esteve o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa e o vereador dos Espaços Verdes, Sá Fernandes, que ajudaram na plantação e um sobreiro, que foi plantado no viveiro do Jardim Botânico pela ministra do Ambiente, Dulce Pássaro.

Na cidade, ao todo foram plantadas cinco Árvores do Centenário. Logo pela manhã, na Escola Secundária Camões, a ministra da Educação, Isabel Alçada e o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira plantaram uma tília no jardim, com a ajuda de membros da Comissão e de alunos que participaram na cerimónia e que caracterizaram a espécie plantada, como fez João Farmilhão. No jardim do Palácio de Belém, o Presidente da República plantou um ácer.

No território nacional, até dia 29 de Março, já se associaram ao projecto da Árvore do Centenário 71 escolas e 56 municípios, cada um deles com programas próprios de celebrar a Festa da Árvore.