Curso I República e Republicanismo

Data de publicação: 
23.03.2009

O desejo de melhor conhecer o período da I República e o Republicanismo é partilhado por muitos cidadãos com idades e proveniências geográficas distintas – como revelou o número de inscrições no primeiro curso de divulgação à distância hoje iniciado, que recebeu 153 candidaturas.

O elevado número de pessoas interessadas em aprofundar este tema obrigou a dividir por três edições os alunos inscritos – com intervalos de três semanas no arranque das aulas – para permitir um melhor acompanhamento pelos professores.

A 23 de Março, começa a formação do primeiro grupo. O segundo grupo iniciará a sua formação no dia 13 de Abril e o terceiro no dia 27 de Abril.

A este curso de “E-learning” candidataram-se pessoas de diversas nacionalidades que vivem não só em Portugal – de Norte a Sul, incluindo ilhas das regiões autónomas – como no Brasil, na Venezuela, em Itália, na Tunísia, no Senegal e em Timor-Leste, entre outras proveniências geográficas.

O curso sobre a I República e Republicanismo, que resulta de uma parceria entre a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e o Instituto Camões, tem a duração de seis semanas e foi concebido pela Professora Doutora Maria Cândida Proença e pelo Professor Doutor Luis Farinha, ambos investigadores do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL.

Em matéria de actividades profissionais dos candidatos ao curso, ainda que entre eles haja vários professores de história, de filosofia e de ciências sociais, há também licenciados em química e noutras áreas de conhecimento. Entre as razões da candidatura, há não só a vontade de saber mais sobre a I República e o Republicanismo como também quem, vivendo no estrangeiro, queira melhorar o seu domínio da língua portuguesa e quem se inscreva por querer de algum modo participar nas Comemorações do Centenário da República.

Em Outubro de 2009 iniciar-se-á uma nova edição do curso, essa destinada a um público mais específico e com a possibilidade de obtenção de créditos e certificação.