CNCCR nas celebrações do centenário do Comité Olímpico de Portugal

Data de publicação: 
28.05.2009

A colaboração entre a CNCCR e o COP traduzir-se-á na execução e coordenação de uma agenda de eventos e iniciativas de natureza desportiva que fazem parte dos Jogos do Centenário, um dos eixos do programa das Comemorações do Centenário da República.

Na cerimónia, o presidente do COP, Vicente Moura, destacou a importância da implantação da República para o desenvolvimento do desporto. “A profunda mudança de regime, em 1910, coincide com a modernização do desporto português, cuja prática, até então, se fazia de forma muito incipiente e pouco ou nada inter-classista”.

Desde então, “Portugal participou em 22 edições dos Jogos Olímpicos, tendo obtido 23 medalhas, das quais quatro de ouro” – duas delas conquistadas pelos campeões olímpicos ali presentes.

Também o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, considerou que “apesar das carências, os últimos 100 anos foram positivos” para a prática desportiva. “Estamos a investir para que haja melhores condições para a generalidade” dos atletas, sublinhou.

A marcar o início das comemorações do centenário do COP foi simbolicamente acesa a pira olímpica, que dia 11 de Julho será transportada para a abertura dos Jogos da Lusofonia, a realizar no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.