Centenário da República presente XVIII Congresso da ANMP

Data de publicação: 
03.12.2009

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (CNCCR) esteve presente no XVIII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que decorreu nos dias 4 e 5 de Dezembro, no Pavilhão Multiusos de Viseu.

No congresso da ANMP, a Comissão Nacional teve um espaço de divulgação do programa das Comemorações do Centenário da República que se iniciam no Porto, dia 31 de Janeiro de 2010 - data que assinala a primeira tentativa revolucionária de implantação da República, a 31 de Janeiro de 1891.

O programa das Comemorações do Centenário da República integra um vasto conjunto de realizações organizadas em eixos temáticos, um dos quais dedicado aos municípios – República e Municípios – considerado fundamental, a par do República nas Escolas e do República e Academia, como recentemente salientou o presidente da CNCCR, Artur Santos Silva.

A importância deste eixo programático, onde as comemorações deverão ter destaque e envolver as populações, traduziu-se desde logo na assinatura de um protocolo de colaboração entre a ANMP e a CNCCR, dia 30 de Março de 2009. Esse protocolo prevê diversas acções conjuntas, entre as quais a elaboração de Roteiros Republicanos.