Canal de História - Documentários sobre a República Portuguesa

Data de publicação: 
04.10.2010

Assinalando o Centenário da República, em 2010, o Canal de História produziu três documentários sobre a República Portuguesa que exibiu a partir de Outubro de 2010.
Transmissão: Canal de História, 5 de Outubro de 2010

A República Portuguesa
No documentário “A República Portuguesa”, uma produção da Connect Internacional para o Canal de História, são entrevistados os historiadores Rui Ramos e Luisa Viana de Paiva Boléo bem como D. Duarte de Bragança e diversos políticos: Mário Soares, Almeida Santos, Veiga Simão e Augusto Ferreira do Amaral são alguns dos entrevistados.
Em cerca de 45 minutos, este documentário percorre os 100 anos da República e assinala os seus momentos mais marcantes, desde o 5 de Outubro ao 25 de Abril.

Mulheres na República
O papel das mulheres na República é analisado no documentário que foi produzido pela Brave Ant para o Canal de História. Entre as protagonistas destacadas constam Maria Veleda, Ana de Castro Osório, Adelaide Cabete e Carolina Beatriz Ângelo, mulheres que se reuniram na Liga das Mulheres Republicanas Portuguesas e lutaram pela República.
Historiadores como João Esteves e Isabel Lousada são entrevistados neste documentário em que se incluem também depoimentos de Maria Belo.

D. Manuel II
A vida daquele que foi o último rei de Portugal, D. Manuel II, do nascimento ao exílio é o tema de um dos documentários com que o Canal de História assinalou o Centenário da República.
Entre os depoimentos registados neste documentário produzido pela Brave Ant contam-se os dos historiadores Rui Ramos, Mendo Castro Henriques e do investigador espanhol Juan Avilés.
O padre Ulick Loring, da igreja de St. James, que D. Manuel frequentava no exílio e Margery Whithers, a mulher que em Inglaterra ajudou D. Manuel na preparação do catálogo de livros antigos portugueses são outras personalidades ouvidas neste documentário.