xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Bosques do Centenário em 55 municípios do país

Data de publicação: 
27.11.2010

Clique aqui para conhecer o Mapa dos Bosques.

Mais de 1200 árvores foram plantadas por doze municípios do país, entre os 55 que já aderiram ao projecto Bosques do Centenário e que nos respectivos concelhos irão plantar 100 árvores de espécies autóctones. Além dos municípios, o projecto dos Bosques do Centenário conta também com a participação da sociedade civil, através de particulares, associações e escolas que quiseram participar no projecto.

Em breve existirão no país 58 novos bosques, num total de 5800 árvores.

Entre os municípios que já contam com novos Bosques do Centenário, plantados entre dia 23 e 26 de Novembro, estão Sesimbra, Montijo, Vila Franca de Xira, Beja, Castro Verde, Castelo de Paiva, Póvoa de Lanhoso, Sabugal, Vila Nova de Famalicão, Matosinhos, Mealhada e Faro.

Carvalhos (alvarinho e negral), sobreiros, alfarrobeiras, cerejeiras, azinheiras, medronheiros, ulmeiros, amieiros, castanheiros, loureiros e pinheiros-mansos foram as espécies já plantadas nos Bosques do Centenário daqueles concelhos.

Outros 44 municípios se inscreveram neste projecto e no total, em breve existirão no país 58 novos bosques de espécies autóctones, distribuídas por Alfarrobeira – 30; amieiro-105; azevinho – 310; azinheira – 455;  carvalho-alvarinho – 1322; carvalho-cerquinho – 115; carvalho-negral  – 830; Cerejeira – 165;  freixo – 250; loureiro – 10; medronheiro – 865; pinheiro-manso – 773;sobreiro – 95; ulmeiro – 110.

O projecto Bosques do Centenário insere-se nas Comemorações do Centenário da República e tem como objectivo plantar pequenos bosques de 100 árvores de espécies autóctones em cada um dos municípios de Portugal como forma de assinalar os 100 anos de instauração da República Portuguesa, assinalando esta efeméride com a plantação de “monumentos vivos” em cada um dos 308 municípios portugueses.

Esta iniciativa é promovida pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional, a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Quercus e o Movimento Cívico Limpar Portugal.