Autocarro da República

Data de publicação: 
01.07.2010

Autocarro da República

Consulte todos os roteiros aqui: http://roteiros.centenariorepublica.pt/

Autocarro da República é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, a Companhia Carris de Ferro de Lisboa e a Câmara Municipal de Lisboa que visa promover o conhecimento da história e do património da I República em Lisboa.

O projecto Autocarro da República disponibiliza a identificação de mais de 150 pontos de interesse localizados em Lisboa associados à história da I República e do Republicanismo, considerando a sua posição em relação com a rede de transportes da Carris.

Os pontos identificados no mapa reúnem uma parte significativa da toponímia e da escultura associadas a alguns dos principais protagonistas do 5 de Outubro de 1910, do legado arquitectónico associado ao republicanismo e do património erguido ou projectado durante a I República, incluindo escolas, associações e instituições centenárias ligadas as actividades económicas e comerciais.

Ao promover a mobilidade, este projecto tem por objectivo estimular o interesse histórico e turístico da cidade de Lisboa, convidando os seus cidadãos e os visitantes a conhecer a história da cidade, criando o seu próprio percurso de visita, e a participar activamente nas comemorações do Centenário da República.

Entre os pontos de interesse assinalam-se algumas iniciativas promovidas no âmbito das Comemorações do Centenário da República, entre as quais se destacam as exposições do centenário.

Este e outros roteiros estão disponíveis no sítio Web «Roteiros Republicanos», em: http://roteiros.centenariorepublica.pt (a disponibilizar brevemente) onde se disponibiliza mais informação relativa ao património identificado e através do qual os utilizadores são convidados a partilhar fotografias dos locais visitados, sugerir outros pontos de interesse, bem como a criar e personalizar os seus roteiros.

Venha conhecer a Lisboa Republicana com a Carris.