xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Autocarro do Centenário

Data de publicação: 
01.10.2010

Autocarro do Centenário circula na Lisboa republicana

O Autocarro do Centenário fez dia 1 de Outubro a sua viagem inaugural, que partiu da Praça do Município e passou por diversos locais que foram palco da revolução do 5 de Outubro de 1910, entre elas a Rotunda, a Rua de Artilharia Um e o quartel de Campolide.
A bordo, o historiador António Reis falou sobre os momentos que antecederam a revolução e referiu vários dos seus protagonistas, entre eles José Relvas, Eusébio Leão e Inocêncio Camacho, assinalando no percurso os locais-chave por onde passaram os revolucionários.

Se foi na varanda dos Paços do Concelho que na manhã do 5 de Outubro José Relvas e Eusébio Leão proclamaram a República, muitas horas antes já os combates entre as forças monárquicas e os republicanos e carbonários se tinham travado em várias zonas da cidade, como sucedera na Rua Ferreira Borges, um dos primeiros locais do recontro e o Rossio. Ou ainda entre o Tejo, onde estavam estacionados os navios revoltosos S. Rafael e Adamastor, e o Palácio das Necessidades.

São vários os locais da Lisboa Republicana visitados pelo Autocarro do Centenário, cujo percurso termina na Cordoaria Nacional, onde se pode visitar a exposição Viva a República.

Basta uma inscrição, através do telefone 213246290, para se poder participar gratuitamente nestas viagens e visitar seja a exposição da Cordoaria, seja a que está patente nos Paços do Concelho: “Lisboa e a Proclamação da República – O olhar de um anónimo republicano”.

O Autocarro do Centenário, que circulará até dia 31 de Outubro, incluindo no seu percurso outros locais da Lisboa Republicana, é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Carris e com o apoio da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.