Assinatura de protocolo de colaboração entre a Universidade de Coimbra e a CNCCR.

Data de publicação: 
11.09.2009

A Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e a Universidade de Coimbra assinaram no passado dia 14 de Setembro, em Coimbra, um protocolo de cooperação que prevê a realização de várias iniciativas conjuntas, a celebrar em 2010, no âmbito das comemorações oficiais do Centenário da República.

O protocolo foi assinado na Sala do Senado da Universidade de Coimbra, pelo Magnífico Reitor, Professor Doutor Fernando Jorge Seabra Santos e pelo presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Dr. Artur Santos Silva. A colaboração entre a CNCCR e a UC contempla a participação da Universidade de Coimbra na preparação da exposição “República, Universidade e Cidadania”, um dos núcleos expositivos que compõem a “Exposição do Centenário”.

Entre o vasto conjunto de iniciativas a desenvolver pela UC, com o apoio da CNCCR, refiram-se os colóquios internacionais “O Pensamento Republicano para o Século XXI” e “República e Laicidade”, promovidos pela CNCCR, “República, Universidade e Academia (1890-1993) proposto pelo CEIS20 e ainda “A Ciência em Portugal durante a República - Realizações, Controvérsias e Exclusões”, promovido pelo Museu da Ciência.

A valorização e divulgação do espólio bibliográfico e documental da universidade de Coimbra, a evocação de figuras destacadas da história da República e a publicação de quatro volumes na colecção “República” da Imprensa da Universidade de Coimbra são outras acções a desenvolver, no âmbito do protocolo que irá ser celebrado.

O programa comemorativo promovido pela UC, coordenado pelo Professor Doutor Carvalho Homem, compreende ainda uma programação diversificada nas áreas das artes e espectáculos, a que também se associa a Semana Cultural da Universidade de Coimbra.