2 de Julho - 1911 - Política nova, de Alves da Veiga

Data de publicação: 
02.07.2011

2 de Julho - 1911 - Política nova, de Alves da Veiga

O jornal O Século anuncia uma nova publicação: “O ilustre representante de Portugal na Bélgica, sr. dr. Alves da Veiga, fez publicar por intermédio da Livraria Clássica Editora, de Lisboa, um seu notável trabalho Política nova, condensação de ideias para a reorganização da nacionalidade portuguesa.

Dada a especial competência do ilustre diplomata, cuja vida tem sido incessantemente consagrada ao estudo da transformação do país pelas novas instituições por que tanto se sacrificou, todo o elogio da obra resulta escusado.

Livro de um espírito cultíssimo e de ardente patriota, muito há nele para meditar. É um manancial de ideias sobre as diversas formas da organização republicana, federação portuguesa e seus elementos orgânicos, princípios gerais da constituição dos poderes políticos, organização das funções legislativa e executiva, reformas judiciárias, instituições militares, organização democrática das finanças, liquidação da situação financeira, etc.

Obra complexa, abrangendo assim por dizer todo um grande plano de governo, merece a leitura demorada de todos quantos se interessam pela vida nacional.

À edição do livro do dr. Alves da Veiga, que é esmerada, está certamente destinado um brilhantíssimo êxito.”

Fonte: O Século n.º 10616, 2 de Julho de 1911, p.1