1 de Outubro 1910 - Recepção ao Presidente do Brasil

Data de publicação: 
01.10.2010

1 de Outubro 1910 - Recepção ao Presidente do Brasil

No dia 1 de Outubro de 1910, o Presidente do Brasil, Marechal Hermes da Fonseca, deu início a uma visita oficial a Portugal. O Presidente iria permanecer no nosso País até ao dia 8 de Outubro, acompanhando de perto a revolução e a implantação da República. Pouco depois, caberia precisamente à República dos Estados Unidos do Brasil o primeiro reconhecimento oficial do regime Portugal.

A 1 de Outubro, a reportagem do jornal republicano A Capital descreveu o entusiasmo popular sobre a chegada de Hermes da Fonseca:
“No trajecto (…) do Arsenal da Marinha para o Paço de Belém e à sua entrada naquele edifício, muito embora o governo tentasse impedi-lo, recebeu inequívocas demonstrações do quanto a sua presença no nosso país é grata ao coração do povo, que ama a República e admira o país irmão, de que o Marechal Hermes da Fonseca é o chefe supremo.”

À chegada a Lisboa, o Presidente do Brasil foi também recebido pelo Directório do P.R.P e a Comissão Municipal Republicana. No Tejo, a bordo do vapor Lisbonense, tocou-se A Portuguesa, respondendo o vapor Alcochete com A Marselhesa. Depois de desembarcar em Lisboa, Hermes da Fonseca foi recebido oficialmente pelo rei D. Manuel II, a quem iria oferecer um banquete de homenagem no dia 3 de Outubro.

A 22 de Outubro de 1910, o Brasil reconheceu oficialmente a República Portuguesa, anunciando a intenção de manter as boas relações diplomáticas até então asseguradas entre os dois países.

Fonte: Primeira página d’A Capital, n.º 93, de 1 de Outubro de 1910.